O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido linolênico (ácido graxo pertencente à família do ômega 3), lignana, ácido linolênico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 9), cujos quais o organismo não consegue produzir.
A linhaça é uma poderosa fonte ácidos graxos essenciais (55% de ômega 3, 14,5% de ômega 6 e 18,6% de ômega 9). A presença balanceada dos ácidos graxos Ômega 3/Ômega 6 facilita a produção das prostaglandinas que estão presentes em todas as células e são construídas a partir dos ácidos graxos mono e poli-insaturados, participam do processo de manutenção do equilíbrio hormonal.
O ácido graxo ômega-3 provoca a redução dos triglicerídeos séricos. Os ácidos graxos Ômega 6 ocupam mais espaço na partícula de LDL, diminuindo a sua capacidade de acomodar o colesterol. Já o ômega-9 estimula o fígado a produzir HDL (colesterol bom) que, por sua vez, combate o LDL (colesterol ruim), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Devido à presença de Ômega-3, o óleo de linhaça, quando utilizado corretamente, pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom); reduzir a inflamação nas artérias, prevenindo, assim, doenças como a aterosclerose (formação de placas nos vasos).
O óleo de linhaça pode ser ainda aliado da saúde da pele e, consequentemente, de sua beleza, pois, graças a propriedades antioxidantes, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e a prevenir alguns tipos de inflamação, como, por exemplo, a acne.
Antioxidante;
✓ Alto índice de ácidos graxos;
✓ Rico em Ômega 3, 6 e 9;
✓ Reduz os riscos cardíacos;
✓ Retarda o esvaziamento gástrico;
✓ Diminui o apetite;
✓ Auxilia na produção de energia.